FERNANDO OTÁVIO
DADOS BIOGRÁFICOS DE
FERNANDO OTÁVIO
DA CUNHA XAVIER
PATRONO DA ESCOLA

Pitanguiense de nascimento, Fernando Otávio da Cunha Xavier destacou-se como uma das figuras mais importantes enquanto viveu em Pará de Minas e exerceu múltiplas atividades entre as quais se detacam: vereador, presidente da Câmara Municipal, Promotor de Justiça, jornalista (redator e dirigente que foi do semanário "Cidade do Pará") e, por último, primeiro diretor do Grupo Escolar Torquato de Almeida.

Era casado com Dr. Maria Amélia Xavier Capanema, e desta união nasceram onze filhos, alguns dos quais chegaram a ocupar altos postos na administração federal.

Como administrador do Município (função do Presidente da Câmara, na época), cargo que assumiu a 11 de maio de 1906, Fernando Otávio empreendeu brilhantes iniciativas em prol do progresso de Pará de Minas, entre as quais podemos enumerar: captação de Jatobá, beneficiando a população com água encanada e farta; instalação da luz elétrica, em substituição aos obsoletos lampiões públicos, iniciativa que propiciou o surgimento das primeiras indústrias na cidade, dando novo alento à sua vida econômica; inauguração, em 25 de janeiro de 1909, do Telégrafo Nacional em Pará de Minas, melhoramento conseguido junto ao então Presidente da República, Afonso Augusto Moreira Pana.

Em 1912, Fernando Otávio afastou-se da vida pública, encerrando seu mandato de administrador do Município. Logo após, assumiu a diretoria do Grupo Escolar Torquato de Almeida, naquela mesma data, exercendo essa função até 1919.

Nosso ilustre patrono, depois de frutuosa existência dedicada ao bem-comum dos paraenses, veio a falecer no dia 14 de maio de 1924, na provecta idade de 74 anos.

** Alguns dados ainda estão pendentes de atualização.

I - INTRODUÇÃO

Pará de Minas conserva, entre inúmeras e gratas tradições, a de haver contado, ao longo do tempo, com excelentes estabelecimentos de ensino e notáveis e eficientes mestres. Desde nossa primeira Escola Pública, cuja criação data do longínquo 27 de março de 1928, dirigida pelo Professor Joaquim da Rocha Ribeiro, passando pelas chamadas "Escolas Singulares" (cursos reconhecidos e que funcionavam na própria residência dos professores), até a criação e instalação do primeiro Grupo Escolar da cidade — "Torquato de Almeida" Pará de Minas pode sentir-se privilegiada no setor educacional por motivos singularmente justos. Mestres afamados como Prof. Pereira da Costa, Alice Andrade, Geraldo Correia de Almeida, Oscar Mendes e tantos outros deixaram o rastro de seu talento, cultura e extraordinária capacidade de ensinar.

Muitas se beneficiaram com a excelência do ensino ministrado no famoso Ginásio São Geraldo, sob a disciplinada direção do mestre francês Martin Cyprien, e que aqui funcionou até 1942 Substituindo-o, implantou-se em Pará de Minas o Ginásio São Francisco, em 1943, a cargo da Congregação Franciscana, com dois departamentos distintos — o masculino e o feminino, este sob a direção das Irmãs do Sagrado Coração de Maria Jovens de municípios distantes e mesmo de outros Estados ali estudaram, recebendo benéfica formação, através do espírito de disciplina e fervorosa dedicação dos mestres.

** Alguns dados ainda estão pendentes de atualização.

II - NASCE O GINÁSIO
"FERNANDO OTÁVIO"

Em abril de 1964, uma delegação de paraenses avistou-se em Palácio com o Governador Magalhães Pinto e, entre várias reivindicações, incluía-se a criação de um "ginásio estadual" em Pará de Minas. Estava plantada a semente para que, mais tarde, a ideia fosse trabalhada e encaminhada para uma solução vitoriosa. A frente desse projeto, sempre esteve um paraense ilustre e benfeitor do Município, o dinâmico deputado estadual Odilon Rodrigues de Sousa. Através de persistentes diligências, graças a ele foi criada a nova escola oficial do Estado em nosso Município, iniciativa consubstanciada pelo Decreto de n? 3.432, de 08 de outubro de 1965.

Aproximadamente um mês depois, a unidade recebia a denominação de GINÁSIO ESTADUAL "FERNANDO OTÁVIO", conforme publicação no "Diário da Assembleia", de 04 de novembro. (Veja referência bibliográfica do patrono da Escola, neste trabalho.) Anteriormente, a Lei Estadual de nº 8.712, de 20 de setembro de 1965, transformara o Ginásio São Francisco (departamento masculino) em estabelecimento oficial. A instalação do Ginásio Estadual "Fernando Otávio" deu-se através da Portaria de nº 38/66, de 29 de janeiro de 1966. O início das atividades letivas verificou-se no dia 15 de março de 1966, quando o Ginásio passou a ocupar as instalações do segundo andar do histórico prédio do antigo "Grande Hotel", na Praça Torquato de Almeida Três turmas de quinta série compunham o corpo discente, com treze professores, um secretário e três funcionários auxiliares.

Foi nomeado como primeiro Diretor do Ginásio o competente advogado e professor Fernando Queiroz Xavier, secretariado por Dr. Hélio Fábio Bergo Torres, altamente qualificado para o cargo. A primeira turma de professores estava assim constituída:

PORTUGUÊS: Geraldo de Abreu Leite e Pedro Moreira Mendonça;
MATEMÁTICA: Rubens de Oliveira Mendês e Mozart Campos Moreira;
CIÊNCIAS: João Bosco Grassi Ferreira;
GEOGRAFIA: Wilson de Melo Guimarães e José Morais Batista;
HISTÓRIA: Pedro Mendonça Ferreira;
INGLÊS: José Campos de Abreu;
CANTO: Dalva de Almeida Frágula;
EDUCAÇÃO FÍSICA: Maria Helena de Araújo e Daniel de Oliveira Barbosa;
TRABALHOS MANUAIS: Délzia Matoso;
DESENHO: Rubens de Oliveira Mendes.

Foram primeiros funcionários do estabelecimento: Antônio Henriques, Maura Lúcia Xavier Marinho e Avany Orlanda Lobato de Freitas.

** Alguns dados ainda estão pendentes de atualização.

III - EM NOVO PRÉDIO

Com a desistência da Congregação Franciscana em manter o contrato celebrado em 06 de março de 1947 com o Estado de Minas Gerais (escritura de instituição de usufruto temporário) para a manutenção do Ginásio São Francisco nos terrenos e prédio públicos da Avenida Getúlio Vargas, o majestoso edifício passaria, já em 1967, a acolher o novo estabelecimento de ensino. Nessa época, teve início a ampliação do número de turmas, com a consequente contratação de novos professores e funcionários. AO ginásio estadual “Fernando Otávio" estava destinado o papel de antiga reivindicação das famílias paraenses, ou seja, a criação do segundo grau em Pará de Minas, em nível científico, iniciativa que evitaria o êxodo de nossos jovens para outras cidades, em busca do prosseguimento de seus estudos. O acalentado sonho foi tornado realidade em 12 de janeiro de 1968, quando a Portaria 120/67, publicada no "Minas Gerais", autorizava o funcionamento da primeira série do "segundo ciclo" (hoje, segundo grau).

Com a promoção gradativa das turmas, foi possível instalar-se integralmente o Curso Científico no estabelecimento, satisfazendo plenamente às leis educacionais, quer pelo conjunto de recursos físicos apresentados pela escola, quer pelo excelente nível do professorado escolhido.

Em 19745 atendendo a exigências legais, o Colégio Estadual passou a chamar-se ESCOLA ESTADUAL "Fernando Otávio". Graças à iniciativa do Diretor Mozart Campos Moreira, em 1988 teve início o Curso de Contabilidade, diplomando-se a primeira turma em 1990, Já em 1991, passaram a funcionar as duas primeiras turmas do Curso de Magistério, destinado à formação de professoras das primeiras quatro séries do primeiro grau.

A implantação desses dois currículos mereceu intensos aplausos da comunidade, já que proporcionariam à juventude paraminense e de localidades vizinhas novas opções de habilitação profissional.

** Alguns dados ainda estão pendentes de atualização.

IV – DIRETORES

Em construção.

** Alguns dados ainda estão pendentes de atualização.

V - INSTALAÇÕES

A área construída da Escola Estadual "Fernando Otávio" perfaz 7,076 metros quadrados. Compõem o magnífico prédio de três pavimentos (um dos cinco maiores edifícios escolares do interior mineiro) 30 salas de aula, além de instalações adequadas ao funcionamento dos seguintes serviços: Diretoria, Vice-Diretoria, Supervisão, Orientação, Secretaria, Educação Física, Biblioteca com 6.800 volumes, Mimeo-grafia, Xérox, Capela, Práticas Industriais, Educação Para o Lar, Técnicas Agrícolas, Tesouraria, Almoxarifado, Primeiros Socorros, Arquivos, Banco do Livro, Centro Cívico, Associação de Pais e Mestres, além de duas salas destinadas aos professores, um escritório-modelo de Contabilidade, um auditório para 400 pessoas, dois laboratórios (Ciências Físicas e Biológicas), 01 laboratório de audiovisual (60 pessoas), 01 pista de atletismo e uma bem equipada cantina, onde se preparam merendas nos vários turnos, diariamente.

** Alguns dados ainda estão pendentes de atualização.

VI - REFORMA

Várias figuras de realce na área educacional e cultural de Pará de Minas e do Estado estão indissoluvelmente associadas à História da Escola Estadual "Fernando Otávio". Por dever de justiça, lembramos, com destaque: Dr. Odilon Rodrigues de Sousa, que, na qualdade de deputado estadual, patrocinou o projeto de criação da escola; Dr. José de Magalhães Pinto, governador do Estado, que acatou a iniciativa; prefeitos de todas as Administrações do Município; Prof. Antônio Augusto de Melo Cançado (conseguiu a doação do primeiro laboratório); Dr. Silvino Moreira dos Santos (assistência médica gratuita aos alunos, por longo período).

O ensejo é propício para relembrarmos as figuras saudosas de queridos colegas já falecidos, tais como: Prof. José Morais Batista (patrono da Biblioteca); José Campos de Abreu, Dr. \Nilson de Melo Guimarães (patrono do Centro Cívico), Daniel de Oliveira Barbosa (patrono da Pista de Atletismo)) Dr. Marcelo José de Paula, Prof Avany Villena Diniz, Padre Frei Erasmo, Padre Frei Leopoldo, Natália Moreira Soares, Conceição Alves dos Santos e Ofél a Ferreira dos Santos.

Com entusiasmo e eficiência, deram eles, em suas funções, preciosa contribuição para o engrandecimento de nossa escola, privilegiando-a com sua competência e trabalho proficiente.

** Alguns dados ainda estão pendentes de atualização.

VII - HONRA AO MÉRITO

Várias figuras de realce na área educacional e cultural de Pará de Minas e do Estado estão indissoluvelmente associadas à História da Escola Estadual "Fernando Otávio". Por dever de justiça, lembramos, com destaque: Dr. Odilon Rodrigues de Sousa, que, na qualdade de deputado estadual, patrocinou o projeto de criação da escola; Dr. José de Magalhães Pinto, governador do Estado, que acatou a iniciativa; prefeitos de todas as Administrações do Município; Prof. Antônio Augusto de Melo Cançado (conseguiu a doação do primeiro laboratório); Dr. Silvino Moreira dos Santos (assistência médica gratuita aos alunos, por longo período).

O ensejo é propício para relembrarmos as figuras saudosas de queridos colegas já falecidos, tais como: Prof. José Morais Batista (patrono da Biblioteca); José Campos de Abreu, Dr. \Nilson de Melo Guimarães (patrono do Centro Cívico), Daniel de Oliveira Barbosa (patrono da Pista de Atletismo)) Dr. Marcelo José de Paula, Prof Avany Villena Diniz, Padre Frei Erasmo, Padre Frei Leopoldo, Natália Moreira Soares, Conceição Alves dos Santos e Ofél a Ferreira dos Santos.

Com entusiasmo e eficiência, deram eles, em suas funções, preciosa contribuição para o engrandecimento de nossa escola, privilegiando-a com sua competência e trabalho proficiente.

** Alguns dados ainda estão pendentes de atualização.

VIII - CONCLUSÃO

A História da Escola Estadual "Fernando Otávio" coincide com uma fase áurea do progresso de Pará de Minas, representando, orgulhosamente, o setor educacional do Município, através das potencialidades físicas e humanas que ostenta como estabelecimento modelar em todo o Estado. Muitas gerações aqui formaram sua personalidade e bagagem cultural, lapidando sua inteligência nos ensinamentos de competentes e talentosos professores — humildes no silêncio de sua grandiosa missão, porém festejados pelo extraordinário senso de responsabilidade e desejo de servir à juventude.

Hoje, ao ensejo das solenidades de seu Jubileu de Prata, a Escola Estadual "Fernando Otávio" é reconhecida como um dos pilares da educação em Minas Gerais, merecendo, por justa razão, elogiosas referências de nomes exponenciais do ensino pátrio.

** Alguns dados ainda estão pendentes de atualização.